Para atender as especificações do layout do e-Social foi realizadas algumas alterações na rotina de Reajuste salarial, a partir da versão 38.84/10.4.69.00. Conforme orientação do manual, os valores pagos de competência anteriores relativos a Reajuste de Dissídio/Convecção Coletiva/Acordo deverão ser declarados no evento s-1200. Desta forma, o Group Folha, visando a adequação conforme orientação do e-Social, realizou algumas alterações no processo de lançamento do reajuste.
Conforme consta no manual, foi inserido no Group Folha todos os motivos de reajustes salarial referente aos tipos de movimentação Reajuste Salarial Dissídio/Convenção e Reajuste Salarial Complementar.
https://www.gov.br/esocial/pt-br/documentacao-tecnica/manuais/mos-s-1-0-consolidada-ate-a-no-s1-0-09-2021.pdf
De acordo essa adequação, segue abaixo a nova forma de realizar o processo de alteração salarial pelo motivo Reajuste Salarial Dissídio/Convenção e Reajuste Salarial Complementar.
Configuração do Sindicato
Preencha as informações na aba Convenção coletiva no Cadastro do sindicato com as informações da Convenção assinada.
Acesse o menu Cadastros > Tabelas Apoio > Sindicato.
Aplicação do Reajuste
Após realização da configuração do sindicato, realize a alteração salarial acessando o menu Funcionários > Alteração Salarial.
É importante ressaltar que para a geração correta do XML do evento s-1200 que contemplará o ajuste mencionado acima referente a Reajuste Salarial Dissídio/Convenção e Reajuste Salarial Complementar deverá ser realizada a rotina do Group Folha de diferença salarial, acesse o menu Cálculos > Diferença Salarial.
Veja a seguir um exemplo de como será gerado o XML conforme orientação do manual do e-Social.