Antes de visualizar os ajustes, relembre do que se trata o evento S-2210.
Esse evento deve ser utilizado para comunicar acidente de trabalho pelo declarante, ainda que não haja afastamento do trabalhador de suas atividades laborais.
Como faço para informá-lo utilizando o GSST?
Onde fica:
Menu Processos > Comunicação de Acidente de Trabalho (S-2210)
Para o envio do evento S- 2210 foram criados dois campos: Houve Afastamento e Último dia Trabalhado.
Se tratar de simples assistência médica, assim entendida como atendimento médico seguido da pronta recuperação do segurado para o exercício da atividade laborativa, o referido campo deve ser preenchido com “Não”.
Dicas importantes para o preenchimento do campo “Último dia trabalhado”:
Por exemplo:
- O trabalhador encerrou sua jornada na 6ª feira, não havendo trabalho no sábado e domingo. Na 2ª feira, o trabalhador sofreu acidente no trajeto de casa para o trabalho. Nessa situação, o último dia trabalhado será a 6ª feira, visto que não houve o início da jornada de trabalho na 2ª feira.
- O trabalhador iniciou sua jornada de trabalho na 3ª feira e sofreu um acidente de trabalho duas horas após o início do trabalho. Nessa situação, o último dia trabalhado será a 3ª feira, visto que a jornada desse dia foi executada de forma parcial.
O campo “Houve Afastamento” só deve ser preenchido com [S] se houve efetivo afastamento do trabalhador de suas atividades. Se tratar de simples assistência médica, assim entendida como atendimento médico seguido da pronta recuperação do segurado para o exercício da atividade laborativa, o referido campo deve ser preenchido com [N]. Tal campo não se confunde com o campo “Será afastado” na aba Atestado, que corresponde à indicação do médico assistente sobre a necessidade de repouso, o que não necessariamente implicará o efetivo afastamento do trabalho.