Cálculo Proporcional de Verbas Fixas

Cálculo Proporcional de Verbas Fixas

    

    


Foi incluída na composição das fórmulas uma condição que irá calcular a proporcionalidade da Verba Fixa.


Para entender melhor, suponha que você cadastrou uma verba fixa com o controle de “Aceita Valor”, pois aquele valor é fixo mês a mês, mas seu colaborador teve férias ou afastamento e o cálculo deverá ser proporcional aos dias que ele trabalhou; antes era necessário realizar o cálculo manual e lançar na verba, agora com essa nova condição, o cálculo será feito pelo sistema. 


Onde ficou:

Acesse: Menu CadastroCálculosRubricasFórmulasAssistente de Fórmulas;


Preenchendo a condição da Fórmula 


Ao selecionar a condição, é aberta uma tela para preenchimento. 


As informações inseridas em cada campo serão:


{SelecaoCampoSistema(GF_VerbaFixa;Valor;IdVerba = 1523)}

GF_VerbaFixa - Nome da tabela a qual está a informação desejada.

Valor - Nome do campo na tabela informada que está a informação desejada. Nesse caso o nome coincidiu com o que foi mostrado no menu de funcionário, mas nem sempre será o mesmo.

IdVerba – Identificador da Verba que está no cadastro do colaborador como Fixa e deverá ser calculada proporcionalmente nos casos de férias/afastamento.



Ao clicar em “Confirma, o campo “Fórmula” na tela de Assistente de Fórmulas, será preenchido como no print:

Após preenchidas as condições da fórmula, inserimos a outra parte da Fórmula que será responsável pelo cálculo da proporcionalidade.


Fórmula Proporcionalidade

Temos abaixo um exemplo de fórmula de proporcionalidade.


(({SelecaoCampoSistema(GF_VerbaFixa;Valor;IdVerba = 1523)})/30)*{Ref(1001)} – Essa fórmula irá utilizar a Ref. da verba 1001 como base do cálculo de proporcionalidade.


Cadastro Verba Fixa


A Verba Fixa é inserida no cadastro do Colaborador. Essa verba é lançada apenas uma vez e é utilizada no cálculo das folhas mês a mês.


Onde Fica

Acesse: Menu FuncionáriosCadastrosVerbas Fixas;


Selecione a verba, coloque o controle de “Normal”, insira o valor pago no mês e marque quais as folhas que receberam a verba (Mensal, Férias, 13º ou Adiantamento).


Calculando a Folha com Afastamento


O colaborador foi afastado no período de 02/01/202215/02/2022, sendo que no mês Fev./2022, ele terá direito a receber 13 dias de trabalho e a verba fixa de Ad. de Jardim deverá ser proporcional a esses dias.

Ao calcular a folha do colaborador, vejam na Memória de Cálculo que o valor foi calculado proporcionalmente aos dias de trabalho;


Calculando a Folha com Férias


Colaborador sairá de férias no período de 23/12/2022 a 02/01/2023 e, com issono mês dez/2022 ele terá direito a receber 21 dias de trabalho e a verba fixa de Ad. de Jardim deverá ser proporcional a esses dias.

    • Related Articles

    • Grupo Verbas Fixas

      Através da rotina de  Grupo Verbas Fixas  é possível realizar o lançamento em massa de verbas fixas existentes no cadastro de  Funcionários . Como fazer: Acesse o menu  Cadastros > Cálculos > Grupo Verbas Fixas . Primeiro é preciso criar os Grupos de ...
    • Nova Função para cálculo de verbas

      Foi implementado ao Cadastro de Rubrica a função {DiasATrabalharNoMesSeguinte}, a partir da versão 38.25/10.4.63.00. Essa função retornará a quantidade de dias a trabalhar do mês seguinte com base na escala associada no cadastro do funcionário.  Como ...
    • Condição para cálculo de verbas extras para Colaboradores com Escala Variável

               Com o objetivo de facilitar a rotina dos usuários que trabalham com escalas Variáveis, como 12x36, implementamos uma condição para ser inserida na fórmula da verba. A partir da condição o sistema encontrará os dias trabalhados de acordo com ...
    • Associação de verbas no cadastro do Sindicato

      Muitas das verbas, sejam elas de desconto ou proventos, são previstas pelos sindicatos de cada categoria. Pensando nisso, a partir da versão 38.35/10.4.64.00, o Group Folha apresenta uma implementação no Cadastro de Sindicatos a fim de facilitar o ...
    • Grupo de verbas

      Para agilizar os processo de Implantação e otimizar a rotina do DP, alocmos todos os grupo de verbas que existem no GFOLHA em um único menu. Criamos ainda um novo Grupo de Verbas para a configuração do espelhamento das verbas de Férias. Cadastros > ...