Condição para cálculo de verbas extras para Colaboradores com Escala Variável

Condição para cálculo de verbas extras para Colaboradores com Escala Variável

        



Com o objetivo de facilitar a rotina dos usuários que trabalham com escalas Variáveiscomo 12x36, implementamos uma condição para ser inserida na fórmula da verba. A partir da condição o sistema encontrará os dias trabalhados de acordo com a escala para efetuar o cálculo da HE, Adicional Noturno etc.


Acesse: Menu CadastroCálculosRubricasFórmulasAssistente de Fórmula;


Configurando a Fórmula:


No exemplo abaixo utilizaremos a condição para o cálculo da HE e do Adicional Noturno, com isso será necessário a inserção da Fórmula nas duas verbas.



1º Passo



Ao clicar na Varinha – Assistente de Fórmula será aberta a tela abaixo.


Iremos selecionar a primeira “Variável “, nesse caso, a base de cálculo será o Salárioentão colocaremos a Verba 1001.



2º Passo


Após a seleção da variável “{Valor(1001)}”, iremos dividir o valor do salário pela “Jornada mensal;




3º Passo


Em seguida, basta multiplicar o resultado pelos Dias Trabalhados, usando a condição “Dias Trabalhados Mês Escala;



Ao finalizar a fórmula, é preciso clicar no botão Confirmar, para que a fórmula seja salva no campo Valor, no cadastro da Rubrica na aba de Fórmulas.




{Valor(1001)}/{JornadaMensal}*{DiasTrabalhadosMesEscala}


Escala


Para que a fórmula funcione, é necessário que a Escala do colaborador esteja configurada corretamente, para isso é preciso cadastrar uma escala eem seguida, configurá-la no cadastro do colaborador.


Cadastro de Escala


Acesse: Menu CadastroDados ContratuaisEscala;


Na tela abaixo é necessário escolher se a escala será “Fixa” ou “Variável. Caso a opção sejaVariável, selecione o tipo de variação (12x36, 5x1, 6x2 etc.)


Em ocorrências de escala selecionamos se é PAR ou ÍMPAR e se será Noturna ou Diurna.

Configuração da Escala


Acesse: Menu FuncionáriosCadastroAdmissãoDados HorárioEscala;




Atenção

É recomendado realizar o cadastro de uma escala Extra para os casos de alteração, pois se uma escala cadastrada como Par ou Ímpar sofrer alteraçãoirá afetar a escala dos demais colaboradores.


Exemplo: 

No mês de março meu colaborador irá trabalhar dias Ímpares, mas com a alta demanda será necessário que ele trabalhe dois dias a mais no mês. Nesse casoeu altero a escala para a escala “reserva” e insiro os dias que ele irá trabalhar manualmente (Clicando em cima do dia extra).



A verba que receber essa condição {DiasTrabalhadosMesEscala} só poderá ser utilizada para os colaboradores com escala Variável. Para as escalas Fixas deverá ser utilizada uma verba diferente.


Exemplo: Na Verba 1008 (Adicional Noturno 20%) foi inserida a condição acima na fórmulapara calcular a folha dos colaboradores com escala variável, então, foi criada a Verba 1713 (Adicional Noturno 20% - Escala Fixa) para o cálculo da folha dos demais colaboradores.



Lançamento de Verbas 


Após realizar as configurações acima, podemos efetuar o cálculo da folha. A verba pode ser lançada na folha de 3 formas:


Planilha de exportação - Usada para lançar as verbas extras mês a mês. Com a planilha, a importação da verba pode ser efetuada de uma só vez para vários colaboradores de várias empresas. A planilha fica localizada em Importações > Importar Lançamentos.

A planilha é no formato XLS (Excel). Para que não tenha erros, seu preenchimento deve seguir as instruções anexadas no próprio arquivo (Planilha – Arquivo Modelo Padrão).

Verba Fixa – Para facilitar e otimizar tempo na rotina de DP temos também a possibilidade de cadastrar uma verba como “Fixa” em Funcionários Cadastro Verbas Fixas, assim você terá apenas que ajustar a Ref. de Horas realizada no mês.

Lançamento Manual – Lançamento realizado diretamente na folha do colaborador em Funcionários > Lançamentos > Mensal;



Calculando a Folha


Após realizar os passos anteriores, é hora de processar a folha do colaborador. Considerando que em janeiro/2022 a escala do colaborador iniciou em Dias Pares, teremos então 15 dias trabalhados. Ao efetuar o cálculo da folhaobserve que o sistema efetuou a divisão pelos dias Trabalhados, conforme a escala.


No mês de fevereiro/2022 a escala do colaborador foi Dias Ímpar, sendo assim, teremos 14 dias trabalhados. Ao efetuar o cálculo da folha, observe que o sistema efetuou a divisão pelos dias Trabalhadosconforme a escala.



Observações

Não precisa se preocupar com as configurações para a próxima folha, pois uma vez aplicada as configurações, o cálculo sempre respeitará a escala do trabalhador mês a mês e, se caso tiver férias ou afastamentoesses dias serão abatidos no cálculo.





    • Related Articles

    • Nova Função para cálculo de verbas

      Foi implementado ao Cadastro de Rubrica a função {DiasATrabalharNoMesSeguinte}, a partir da versão 38.25/10.4.63.00. Essa função retornará a quantidade de dias a trabalhar do mês seguinte com base na escala associada no cadastro do funcionário.  Como ...
    • Cálculo Proporcional de Verbas Fixas

                Foi incluída na composição das fórmulas uma condição que irá calcular a proporcionalidade da Verba Fixa. Para entender melhor, suponha que você cadastrou uma verba fixa com o controle de “Aceita Valor”, pois aquele valor é fixo mês a mês, ...
    • Colaboradores

      Todos os colaboradores devem ser cadastrados no sistema. Esse cadastro é realizado através do menu Colaboradores > Colaboradores.  Através do ícone realize a edição de um cadastro já realizado. Realize o cadastro de um novo colaborador clicando no ...
    • Cálculo de IRRF com Pensão Alimentícia

      A partir da versão 38.58/10.4.65.00, o Group Folha possui uma melhoria referente ao Cálculo de IRRF quando o funcionário possui informações para desconto de pensão alimentícia, pois, conforme legislação, o pagamento da pensão poderá ser da seguinte ...
    • Grupo de verbas

      Para agilizar os processo de Implantação e otimizar a rotina do DP, alocmos todos os grupo de verbas que existem no GFOLHA em um único menu. Criamos ainda um novo Grupo de Verbas para a configuração do espelhamento das verbas de Férias. Cadastros > ...