Com o objetivo de facilitar a rotina dos usuários que trabalham com escalas Variáveis, como 12x36, implementamos uma condição para ser inserida na fórmula da verba. A partir da condição o sistema encontrará os dias trabalhados de acordo com a escala para efetuar o cálculo da HE, Adicional Noturno etc.
Acesse: Menu Cadastro > Cálculos > Rubricas > Fórmulas > Assistente de Fórmula;
Configurando a Fórmula:
No exemplo abaixo utilizaremos a condição para o cálculo da HE e do Adicional Noturno, com isso será necessário a inserção da Fórmula nas duas verbas.
1º Passo
Ao clicar na Varinha – Assistente de Fórmula será aberta a tela abaixo.
Iremos selecionar a primeira “Variável “, nesse caso, a base de cálculo será o Salário, então colocaremos a Verba 1001.
2º Passo
Após a seleção da variável “{Valor(1001)}”, iremos dividir o valor do salário pela “Jornada mensal”;
3º Passo
Em seguida, basta multiplicar o resultado pelos Dias Trabalhados, usando a condição “Dias Trabalhados Mês Escala”;
Ao finalizar a fórmula, é preciso clicar no botão Confirmar, para que a fórmula seja salva no campo Valor, no cadastro da Rubrica na aba de Fórmulas.
{Valor(1001)}/{JornadaMensal}*{DiasTrabalhadosMesEscala}
Escala
Para que a fórmula funcione, é necessário que a Escala do colaborador esteja configurada corretamente, para isso é preciso cadastrar uma escala e, em seguida, configurá-la no cadastro do colaborador.
Cadastro de Escala
Acesse: Menu Cadastro > Dados Contratuais > Escala;
Na tela abaixo é necessário escolher se a escala será “Fixa” ou “Variável”. Caso a opção seja “Variável”, selecione o tipo de variação (12x36, 5x1, 6x2 etc.)
Em ocorrências de escala selecionamos se é PAR ou ÍMPAR e se será Noturna ou Diurna.
Configuração da Escala
Acesse: Menu Funcionários > Cadastro > Admissão > Dados Horário > Escala;
Atenção
É recomendado realizar o cadastro de uma escala “Extra” para os casos de alteração, pois se uma escala cadastrada como Par ou Ímpar sofrer alteração, irá afetar a escala dos demais colaboradores.
Exemplo:
No mês de março meu colaborador irá trabalhar dias Ímpares, mas com a alta demanda será necessário que ele trabalhe dois dias a mais no mês. Nesse caso, eu altero a escala para a escala “reserva” e insiro os dias que ele irá trabalhar manualmente (Clicando em cima do dia extra).
A verba que receber essa condição {DiasTrabalhadosMesEscala} só poderá ser utilizada para os colaboradores com escala Variável. Para as escalas Fixas deverá ser utilizada uma verba diferente.
Exemplo: Na Verba 1008 (Adicional Noturno 20%) foi inserida a condição acima na fórmula, para calcular a folha dos colaboradores com escala variável, então, foi criada a Verba 1713 (Adicional Noturno 20% - Escala Fixa) para o cálculo da folha dos demais colaboradores.
Lançamento de Verbas
Após realizar as configurações acima, podemos efetuar o cálculo da folha. A verba pode ser lançada na folha de 3 formas:
- Planilha de exportação - Usada para lançar as verbas extras mês a mês. Com a planilha, a importação da verba pode ser efetuada de uma só vez para vários colaboradores de várias empresas. A planilha fica localizada em Importações > Importar Lançamentos.
A planilha é no formato XLS (Excel). Para que não tenha erros, seu preenchimento deve seguir as instruções anexadas no próprio arquivo (Planilha – Arquivo Modelo Padrão).
- Verba Fixa – Para facilitar e otimizar tempo na rotina de DP temos também a possibilidade de cadastrar uma verba como “Fixa” em Funcionários > Cadastro > Verbas Fixas, assim você terá apenas que ajustar a Ref. de Horas realizada no mês.
- Lançamento Manual – Lançamento realizado diretamente na folha do colaborador em Funcionários > Lançamentos > Mensal;
Calculando a Folha
Após realizar os passos anteriores, é hora de processar a folha do colaborador. Considerando que em janeiro/2022 a escala do colaborador iniciou em Dias Pares, teremos então 15 dias trabalhados. Ao efetuar o cálculo da folha, observe que o sistema efetuou a divisão pelos dias Trabalhados, conforme a escala.
No mês de fevereiro/2022 a escala do colaborador foi Dias Ímpar, sendo assim, teremos 14 dias trabalhados. Ao efetuar o cálculo da folha, observe que o sistema efetuou a divisão pelos dias Trabalhados, conforme a escala.
Observações
Não precisa se preocupar com as configurações para a próxima folha, pois uma vez aplicada as configurações, o cálculo sempre respeitará a escala do trabalhador mês a mês e, se caso tiver férias ou afastamento, esses dias serão abatidos no cálculo.